TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

sábado, 15 de outubro de 2011

Lendas Celtas Irlandesas III


Airmid é a Deusa da Cura dos celtas.

É filha de Dian Cecht, avô de Lugh, e possuía quatro irmãos: Miach, Cian, Cethe e Cu.

Lugh foi o guerreiro que tinha uma lança mágica que disparava fogo e rugia e libertou o rei Nuada e os Tuatha De Danann das mãos dos Formori, os demônios da noite que tinham um só olho.

Nuada perdeu sua mão direita durante um combate e, para que pudesse continuar a ser rei, ele precisava estar inteiro, então, o médico Dian Cecht construiu uma maravilhosa prótese de prata, o que rendeu a Nuada o apelido de "Mão de Prata".

Rei Nuada estava usando sua prótese de prata feita por Dian Cecht.

Então Miach oferece-se para criar uma nova mão de carne e sangue, usando seus poderes. Este último não concordava com as práticas médicas de seu pai, e utilizando-se de seus poderes mágico-médicos, após três dias e três noites, reconstituiu a mão do rei que voltou a ficar inteiro de verdade.

Tal feito causou ciúmes e inveja ao pai, que propôs testar os poderes do filho, arremessando uma espada de encontro à sua cabeça, cortando levemente a sua pele.

O rapaz imediatamente curou o ferimento com suas habilidades mágicas. Dian Cecht então enfureceu-se mais e lançou a espada, agora com mais força, cortando a carne da cabeça até alcançar o osso.

Novamente Miach curou-se com seus poderes mágicos. O pai alvejou-o uma terceira vez, mas foi somente no quarto arremesso que matou Miach.

Sem remorso enterrou-o, e 365 ervas, uma para cada dia do ano, nasceu de sua sepultura.

Airmid, sua irmã, recolheu todas as ervas em seu manto e separou-as de acordo com suas propriedades. Mas Dian Cecht, ainda consumido pelo ódio, arrancou do manto de Airmid todas as ervas, misturando-as, para que nunca mais ninguém obtivesse delas algum conhecimento mágico.

Cada uma das ervas que Airmid havia colhido estavam associadas as diferentes partes do corpo humano. Uma erva para cada tendão e junção.

Poderíamos portanto, construir um corpo só de ervas, a exemplo de Blodeuwedd, que era um ser vivo, e foi criada a partir de nove tipos de ervas.

Para os celtas, as plantas tinham espírito e sentimentos, igual a qualquer ser humano, e eram mais importantes em um sentido biológico. Isto porque as plantas podem existir sem nós, mas sem elas não haveria nenhuma possibilidade de vida animal.

Para os celtas, a associação das plantas com o corpo era considerado um conhecimento essencial. Um texto médico medieval galês, dizia que o corpo humano está associado ao cosmo. Nossos olhos seriam as estrelas, o Sol corresponderia ao rosto, a respiração seria o vento, as pedras seriam os osso, a água seria o sangue e a terra seria a carne.

Nota: "Terra meu corpo, Água meu sangue, Ar meu sopro e Fogo meu espírito"

A Deusa Airmid também era guardiã das fontes sagradas e, segundo uma lenda, foi ela que ajudou seu pai a criar a Fonte da Cura, Tiobraid Slane, enquanto os Tuatha de Dannan se preparavam para a segunda batalha de Mag Tuired.

Recolhendo ervas da Irlanda e citando encantamentos para cada uma delas, colocou-as na fonte. Todos os guerreiros feridos que se banhavam na fonte ficavam completamente restabelecidos.

Quando você se conecta com uma planta, ela vibra no mesmo ritmo que você e poderá instruí-lo.

Os poderes mágicos da Deusa Airmid podem ser encontrados no chá do nosso dia-a-dia.

Cores da Deusa: verde, ouro, marrom
Texto de Rosane Volpatto









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...