TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Orientalismo IV - Budismo - parte II



O QUE É O BUDISMO?

ENTREVISTA:

Alaya, para responder as perguntas deste tema. Ela estuda o budismo há mais de 8 anos e também pratica meditação; por seu pai ser coordenador do centro budista LamRim, em Brasília e autor de livros sobre budismo, teve a oportunidade do contato com lamas desde criança.

1ª verdade: 

Estar vivo é estar sujeito ao sofrimento. Implica em sofrer.

A insatisfação e a frustração nos acompanham toda vida. À saúde segue-se a doença, à juventude segue-se a velhice, à vida segue-se a morte. Estar unido ao que se detesta é sofrimento. Separar-se do que se ama é sofrimento. Não se obter o que se deseja é sofrimento
Então o Buda vai diferenciar 3 tipos de sofrimento:

1 - o sofrimento físico, sofrimento do parto, de cair, de ficar doente, morrer

2 - sofrimento psicológico, que é causado pela impermanência associada a um apego. Isso vai desde nossas emoções mais sutis ao fato de quando vivenciamos algo bom e ficamos tentando repetir esse momento, mas não nos damos conta que cada momento é único, e assim nos frustramos. Quando nos apegamos a alguém e desejamos que esse alguém esteja sempre conosco, mas ao nos darmos conta que as coisas são impermanentes, sofremos.

3 - o terceiro tipo de sofrimento é o mais difícil de explicar. Digamos que é um 'sofrimento da alma'. É um sofrimento decorrente de nossa condição de ignorância da realidade, da verdade última e de nossa própria natureza. Vemos nosso 'eu' como algo independente, auto-existente, inerente, separado... e dividimos as outras pessoas e as coisas do mundo e essa falta de percepção da unicidade entre todos os seres e todas as coisas, da interdependência, de nos acharmos separados, gera um sofrimento residual no 'SER' da pessoa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Em seu auxílio








Conserve a própria fé, por tal modo,
que você não possa se afligir, excessivamente,
em nenhuma dificuldade.
Guarde otimismo com tamanha elevação que
os contratempos da vida não lhe venham a ferir.
Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, 
que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou a censura.

Orientalismo IV - Budismo - parte I

Anatta - A Doutrina do "não-eu"

de Walpola Rahula
do livro "Lo que el Buddha enseño"


O que sugerem, geralmente, as palavras Alma, Eu, e Ego, ou para empregar a palavra sânscrita Âtma, é que existe no homem uma entidade permanente, eterna e absoluta, que é uma substância imutável por trás do mundo fenomenal em mudança.

Segundo algumas religiões, cada indivíduo tem uma alma separada que é criada por Deus e que finalmente, após a morte, vive eternamente no céu ou no inferno, seu destino depende do seu Criador. Para outras, ela atravessa muitas vidas até que seja purificada completamente e se una finalmente a Deus ou Brahman, a Alma Universal de onde ela emana originalmente. Essa Alma ou Eu no homem é o que pensa os pensamentos, o que sente as sensações, o que recebe as recompensas e punições por todas as ações boas ou más.

Uma tal concepção é chamada Ideia do Eu. O Budismo se situa, único, na história do pensamento humano ao negar a existência de uma tal Alma, de um Eu ou do Atma. Segundo os ensinamentos de Budha, a idéia do Eu é uma crença falsa e imaginária, que não corresponde a nada na realidade, e ela é a causa de pensamentos perigosos de "meu" e "minha", dos desejos egoístas e insaciáveis, de apego, da raiva, da maldade, dos conceitos de orgulho, do egoísmo e outras sujeiras, impurezas e problemas. Ela é a fonte de todos os problemas do mundo, desde os conflitos pessoais até a guerra entre as nações. Em resumo, podemos atribuir a esse ponto de vista falso todo o mal do mundo.

O valor de um sorriso






Não custa nada e rende muito.
Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.
Dura somente um instante, 
mas seus efeitos perduram para sempre.
Ninguém é tão rico que dele não precise. 
Ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.
Leva a felicidade a todos e a toda parte.
É o símbolo da amizade, da boa vontade. 
É alento para os desanimados, 
repouso para os cansados, 
raio de sol para os tristes, 
consolo para os desesperados.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sorria para a vida






Tem dia que, ao acordar, olhamos pela janela e parece que há uma nuvem negra sobre o céu.
O sol está lindo mas nem olhamos para ele.
Os pássaros cantam
e só escutamos o barulho ensurdecedor dos carros.
A vida está sorrindo, mas estamos sérios demais 
para viver e sorrir com a vida.
Sentimos uma profunda tristeza...
É como se estivéssemos sentindo "a dor do mundo".
Quando isso acontece, é hora de parar tudo.

Oração de Fé





"Senhor, dá-me a esperança para vencer minhas ilusões, todas.


Plantai em meu coração a sementeira do amor.


E ajuda-me a fazer feliz o maior número da humanidade possível, 


para ampliar seus dias risonhos e resumir as noites tristonhas.

Credores à Porta







Convence-te de que ninguém cruza contigo os seus passos em vão.

Quem, de uma forma ou de outra, se vincula a ti afetivamente é companheiro de pregressas existências, que agora te procura na condição de algoz ou benfeitor.

Aproveita, pois, a ensancha que a Vida te oferece, a fim de resgatar as tuas dívidas de amor para com aqueles que desprezaste.

Amor sem correntes


O vídeo contém um pequeno e rápido anúncio no início, antes da narração do texto.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Em seu livro O profeta, Kalil Gibran fala do matrimônio com grande sabedoria.

Vamos comentar algumas frases a fim de retirar delas ensinamentos úteis.

Referindo-se ao casal, diz Gibran: Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão.

Desconhecendo ou ignorando esta importante orientação, muitos casais transformam o amor em verdadeiras cadeias para ambas as partes.

O amor deve ser espontâneo. Não pode ser motivo de brigas e exigências descabidas.

O Paradoxo do Nosso Tempo







Um texto circula na Internet há um bom tempo e pode ser encontrado em várias páginas, com mais de um formato, ora atribuído a autor desconhecido, ora a George Carlin, humorista e crítico americano (12 de maio de 1937 - 22 de junho de 2008), conhecido por sua maneira sarcástica e irônica.

Entretanto,  o próprio humorista negou a autoria desse texto em seu site www.georgecarlin.com.

Procurando o texto original, conseguimos encontrá-lo no site www.truthorfiction.com, onde, finalmente, descobrimos o autor.  Trata-se do Dr. Moorehead, ministro e antigo pastor da Overlake Christian Church em Redmond, Washington, que o escreveu em 1990 e publicou em seu livro WORDS APTLY SPOKEN (Palavras habilmente faladas) em 1995.

O texto é muito bonito e vale a pena ser lido, na íntegra.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Orientalismo III - Taoísmo e Xintoísmo


TAOÍSMO

O Taoísmo se baseia num livro chamado Tao Te Ching , o livro do Tao e do Te. Tao (ordem do mundo) e Te (força vital) são antigos conceitos chineses, aos quais Confúcio deu uma interpretação um pouco diferente.

O Tao Te Ching é um livrinho de apenas 20 ou 25 páginas, dividido em 81 capítulos. Ninguém sabe ao certo quem o escreveu, mas diz a lenda que foi o filósofo Lao-Tsé, que viveu no século VI a.C., tendo sido mais ou menos contemporâneo de Confúcio. As histórias sobre a vida de Lao-Tsé são muitas e variadas, e os historiadores não têm certeza sequer se ele de fato existiu. Feita esta advertência, a seguir, vamos nos referir à Lao-Tsé como o autor do Tao Te Ching.


TAO - O Grande Princípio

Para Confúcio, o Tao era a suprema ordem do universo que o homem tinha que seguir. Lao-Tsé também concebia o Tao como a harmonia do mundo, especialmente do mundo natural. Só que ele foi mais além: o Tao é a verdadeira base da qual todas as coisas são criadas, ou da qual elas jorram. Várias vezes o Tao é descrito como o Céu, isto é, como algo divino, embora não seja um deus pessoal.

A diferença mais importante entre a concepção de Lao-Tsé sobre o Tao e as outras é que Lao-Tsé acreditava ser impossível descrever o Tao de maneira direta e racional.

O Tao que pode ser descrito não é o Tao real, disse ele. Isso significa que o homem não pode investigar ou estudar a verdadeira natureza do Tao, não pode usar o intelecto para compreendê-lo. Ele deve meditar, imerso numa tranquilidade sem nexos e esquecer todos os seus pensamentos a respeito de coisas externas, como o lucro e o progresso na vida. Só então irá alcançar a união com o Tao e será preenchido pelo Te, a força vital.

A palavra que estimula



A palavra é faculdade natural que Deus concedeu ao homem. Graças a ela, o homem se expressa no Mundo, vivendo em sociedade.

Quando bem utilizada, é veículo de bênçãos grandiosas. Em periódico norte-americano, colhemos a história de um episódio acontecido com um industrial.

Sherman Rogers recebeu o cargo de administrador de um acampamento de madeireiros no Idaho.

Logo conheceu Tony, empregado que sempre vivia de mau humor e, por isso, pensou em despedi-lo.

Tony tinha como função cobrir de areia um morro coberto de gelo, para evitar que troncos de árvores gigantescos escorregassem sobre os homens e os animais que trabalhavam nas encostas.

O proprietário da empresa abordou Sherman e lhe disse:

Haja o que houver, aconselho-o a não mexer com Tony.

Ele é irritadiço, birrento, impulsivo mas, em 40 anos desse trabalho, nunca vi melhor empregado. Nunca se perdeu um só homem ou cavalo por negligência dele.

Naquela manhã gélida, Sherman observou Tony de pé, junto a uma fogueira. Mas ele não estava se aquecendo. Estava aquecendo a areia que ia jogar na colina gelada coberta de neve.

A palavra que faltava






Havia uma mulher que amava as palavras. Desde a meninice, elas exerciam sobre ela um grande fascínio.

Talvez por isso ela tenha aprendido a ler muito cedo. Desejava decifrar aqueles sinais que preenchiam as páginas do jornal.

Gostava de apreciar a sonoridade das palavras. Umas suaves, outras mais agressivas. E de aprender o significado de cada uma delas.

Encantava-se em saber que as palavras têm o poder de representar o pensamento humano e estabelecer a comunicação entre as pessoas.

Descobriu que existem palavras doces e perfumadas, como flor, carinho, amizade, maçã. Outras, tristes e angustiantes como lágrima, distância, saudade. Algumas dolorosas como crime, fome, abandono, guerra.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Obesidade II








A Fome de Afeto e Prazer dos Obesos


O campo psicodinâmico é um elo importante na engrenagem do comportamento alimentar, posta em funcionamento a partir dos momentos iniciais da vida. As primeiras sensações de prazer vividas pelo recém-nascido ligam-se intimamente à satisfação das necessidades alimentares. Ao sentir fome, dor ou qualquer outra sensação desagradável, a criança entra em estado de tensão que só desaparece quando a causa do desconforto é abolida.

A tensão causada pela fome é eliminada com a ingestão de alimento e substituída pela sensação de prazer. Eis finalmente o equilíbrio restabelecido, e o bebê volta a dormir. É a fase oral em toda a sua plenitude, que ao longo da existência se manifestará através de comportamentos/afetos, variando em função da estruturação do ego de cada indivíduo.

Através da satisfação da necessidade alimentar, o indivíduo vai se relacionando com a mãe ou substituta, e dessa forma se estabelece entre eles um tipo de comunicação com matizes afetivos, importantíssimos para o desenvolvimento do pequeno ser.

Isso é o animal! Coisa linda de se ver!




Filhote de leão é salvo pela mãe após cair
 em barranco próximo a penhasco no Quênia




O instinto maternal também é forte entre as feras. 


No Parque Nacional de Masai Mara, no Quênia, um salvamento emocionante foi registrado pelo fotógrafo Jean-Francois Largot. Um filhote de leão foi resgatado pela mãe após cair em um barranco que ficava próximo a um penhasco, segundo reportagem do jornal Daily Mail.



São Cosme e São Damião






São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo.

Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados. Não cobravam por seus serviços médicos, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, aqueles que "não são comprados por dinheiro". O seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina. Desta forma, conseguiram plantar em terra fértil a semente cristã em muitos corações, sendo numerosas as conversões.

Um Brinde à Vida!


Ótima semana para todos!

A cada sonho que surge todo o instante,
Vamos celebrar a vida em sua plenitude
E vivê-la sem medo, Bebendo suas dádivas.
E sorrir sem remorso por ter tentado ser feliz.

Vamos entoar um hino em homenagem à luz
E absorver seu brilho
Como uma planta sedenta acolhe a água da chuva
que cai aos seus pés.

O Amor que tenho é o que dou...









“... No seu início, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas este sol interior..." (Cap. XI item 8) - O Evangelho Segundo o Espiritismo

Somente se dá aquilo que se possui. Como, pois, exigir amor de alguém que ainda não sabe amar? Como requisitar respeito e consideração de criaturas que não atingiram o ponto delicado do sentimento que é o amor? Quem dá afeto recolhe a felicidade de ver multiplicado aquilo que deu, mas somente damos de conformidade com aquilo de que podemos dispor no ato da doação. Há diversidades de evolução no planeta. Homens mal saídos da primitividade campeiam na sociedade moderna, ensaiando os primeiros passos do instinto natural para a sensibilidade amorosa. Eis aqui uma breve relação de sintomas comportamentais que aparecem nas criaturas, confundindo o amor que liberta e deseja o bem da outra pessoa com a atração egoísta que toma posse e simplesmente deseja:

29 de setembro - DIA DO ARCANJO MIGUEL



Três dias de oração ao Arcanjo Miguel

Tríduo

para a festa de 29 de setembro




Acender uma vela e um incenso diante da imagem do Arcanjo Miguel, fazendo as seguintes orações:

Celebrando o Arcanjo Miguel - 29 de setembro




QUEM É O ARCANJO MIGUEL




O Arcanjo Miguel e toda a Hierarquia Angélica estão a serviço dos Filhos da Luz e atuam em nossas vidas quando invocados. 

O trabalho e auxílio do Arcanjo Miguel está ligado a FÉ e quando manifestado para nós ajuda-nos em nossa "batalha espiritual" direcionando nossos caminhos para a Luz e dissipando as trevas. 

Ele não interfere nas situações de nossas vidas diretamente, pois nós estamos na área do livre arbítrio, mas insere Luz em nossas consciências para que vejamos todos os pontos que devemos trabalhar para permitir que a Luz se estabeleça em todos os pontos de nossa vida. 

Ele é o Guerreiro da Luz e nosso Anjo de Luz, ele inspira os Trabalhadores da Luz e comunica, instrui e fortalece todo aquele que solicita seu auxílio.

O Arcanjo Miguel é nosso verdadeiro amigo, e a sua ajuda é extremamente importante para qualquer pessoa que deseje alcançar o seu objetivo espiritual máximo.

Não só os Cristãos reverenciam o Arcanjo Miguel, como também Judeus e Islâmicos.

domingo, 25 de setembro de 2011

Excelente Domingo Para Todos



Do Site:

Vencerás








Não desanimes
Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.

sábado, 24 de setembro de 2011

Saber ouvir






Thomas Edison, o inventor da lâmpada, perdeu boa parte de sua capacidade auditiva quando tinha doze anos de idade. 

Só podia ouvir os ruídos e gritos mais fortes. 

Isso, no entanto, não o incomodava. 

Certa vez, indagado a respeito da sua deficiência, respondeu com serenidade: "não ouço um passarinho desde meus doze anos, mas em vez disso constituir uma desvantagem, minha surdez talvez tenha sido benéfica para mim. Ela encaminhou-me muito cedo à leitura e, além disso, pude sempre concentrar-me com rapidez, já que me encontrava naturalmente desligado de conversações inúteis.

A singela observação guarda grande ensinamento. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Obesidade I



Os "gordinhos" de Ontem e de Hoje



A arte é, sem dúvida, um reflexo sociológico de determinada região, num determinado tempo, em que se perpetua toda uma tendência de vida quanto a seus hábitos e costumes. 
A pintura e a escultura, que têm a possibilidade de antropomofisar as idéias quanto ao corpo e os seus valores, nos contam com detalhes determinados aspectos do Homem em sociedade, com a mesma força e poesia do mais capaz dos cronistas de época.

Este aspecto da arte nos vem à mente quando visitamos as exposições de quadros pintados pelos grandes mestres da pintura, expostos juntos no Louvre, no Prado, ou no MAM, quando observamos a nítida tendência, desde o século XV até o final do século XIX, aproximadamente, para o volume do corpo das figuras humanas, principalmente das mulheres.

A noção de beleza feminina, em qualquer de suas manifestações – quer lasciva ou santificada – tinha no arredondamento de suas formas o seu ápice e a preferência da época. Mulher magra era mulher doente, ou carente, ou ambas; enquanto que as “fartas de carne” representavam volúpia ou saúde, e de preferência as duas, na mesma mulher.

Cada ave em seu ninho








O mal reside na furna da ignorância.

O ódio respira nas trincheiras da discórdia.

A inveja mora no deserto da insatisfação.

A tristeza improdutiva desabrocha no abismo do desânimo.

A perturbação cresce no precipício do dever não cumprido.

O desequilíbrio desenvolve-se no despenhadeiro da intemperança.

A crueldade nasce no pedregulho da dureza espiritual.

A maledicência brota no espinheiral da irreflexão.

A alegria reside no coração que ama e serve.

A tranquilidade não se aparta da boa consciência.

A fé reconforta-se no templo da confiança.

A solidariedade viceja no santuário da simpatia.

A saúde vive na submissão à Lei Divina.

Adversários Espirituais








A ação do bem provoca, inevitavelmente, uma reação de violência naqueles que se comprazem no clima da viciação.

O esforço desprendido em favor da mudança emocional e psicológica das criaturas desperta um sentimento de revolta em muitos que se demoram nas licenças perniciosas.

Porque há tentativas em prol de um mundo menos infeliz, surgem movimentos que pretendem manter o estado vigente.

Há mentes que conspiram contra a tua dedicação e fidelidade ao ideal do bem.

O amor que se imagina







A busca de uma relação amorosa ideal costuma consumir muita energia.

Tem-se a ideia de que é impossível ser feliz sem fazer parte de um casal afetivamente ligado.

Com base nessa premissa, encontrar uma pessoa considerada especial converte-se em uma necessidade premente.

O amor deveria ser fonte de felicidade e plenitude.

Contudo, em se tratando do denominado amor romântico, isso nem sempre se dá.

Uma parcela considerável dos casais manifesta tristeza ou enfado com a relação em que se encontra.

Orientalismo II - Confucionismo


O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única.

Filosofia, ideologia política, social e religiosa do pensador chinês Confúcio (551-479 a.C.), grafia latina do nome Koung Fou Tseu (ou mestre Kung). 

O princípio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios) e define a busca de um caminho superior (tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. 

Confúcio é mais um filósofo do que um pregador religioso. Suas idéias sobre como as pessoas devem comportar-se e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais, considerados deuses, criando um sincretismo religioso. O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, na Coréia do Sul e em Cingapura.

Tensão emocional


Não raro, encontramos, aqui e ali, os irmãos doentes por desajustes emocionais. 

Quase sempre não caminham. Arrastam-se. Não dialogam. Cultuam a queixa e a lamentação. 

E provado está que, na Terra, a tensão emocional da criatura encarnada se dilata com o tempo. 

Insegurança, conflito íntimo, frustração, tristeza, desânimo, cólera, inconformidade e apreensão, com outros estados negativos da alma, espancam sutilmente o corpo físico, abrindo campo a moléstias de etiologia obscura, à força de se repetirem constantemente, dilapidando o cosmo orgânico.

Se consegues aceitar a existência de Deus e a prática salutar dessa ou daquela religião em que mais te reconforte, preserva-te contra semelhante desequilíbrio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...