TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

É preciso agir




Primeiro levaram os negros,
mas não me importei com isso.
Eu não era negro.

Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso. Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis,
mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável.

Depois agarraram alguns desempregados, mas como eu tenho um emprego, também não me importei.

Agora... Agora estão me levando.

Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.

O poema é de Bertolt Brecht, e mostra a gravíssima questão do ser humano, desnudado em linhas poéticas pelo pensador que nos convida a refletir sobre a indiferença.

A vida individualista, que prioriza o eu em detrimento do nós, apresenta-se como um dos problemas mais sérios da atualidade humana.

O egoísmo, a cobiça, o medo, transformaram grande parte dos seres em autômatos ilhados.

Autômatos, sim, pois evitam pensar, refletir, ponderar, em nome de uma falsa falta de tempo.

Amizades que deixamos de cultivar na infância, na juventude, hoje fazem falta a muitos homens e mulheres.

Relacionamentos familiares fortes, envolvendo cumplicidade e carinho, no futuro nos farão falta, pois quando precisarmos nos abrir, desabafar, perceberemos que não temos intimidade com ninguém para tal.

É preciso agir. Agir enquanto há tempo.

Será tão difícil dar atenção, se importar com aqueles que estão ao nosso redor?

Será tão difícil romper esta barreira da indiferença, e perguntar: Como você está? Realmente desejando saber como anda a vida do outro?

O Mundo não sou eu mas os outros. O Mundo somos nós.

Estamos todos expostos ao mesmo tipo de experiências, às mesmas provações, aos mesmos aprendizados.

É preciso agir. É preciso se importar mais.

Quebrar o gelo da indiferença, e perceber que as águas que irão verter aplacarão nossas sedes mais secretas.

Despertemos, ainda hoje, e perceberemos que o brilho do sol é mais seguro do que a escuridão dos olhos fechados.

fonte: Momento Espírita

Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...