TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

terça-feira, 27 de março de 2012

Ambiente familiar



Todos nós, ao pensarmos sobre esse tema, sonhamos com a família ideal. Uma família em que todos se queiram muito bem, a convivência seja extraordinária, a união entre todos seja incrível e na qual haja certa rivalidade para ver quem consegue fazer o outro mais feliz.

Infelizmente, não é isso que se vê em muitas famílias. O que se vê são:

  • discussões frequentes;
  • casais que vivem em desarmonia;
  • irmãos que mal conversam entre si;
  • pessoas que moram debaixo do mesmo teto, mas com muito mais distanciamento do que amor umas pelas outras, como quem vive num hotel; e assim por diante.

É uma pena quando uma família está nesta situação, pois a família nos planos de Deus é o ambiente em que deve reinar e se desenvolver o amor. Isso mesmo: é o ambiente pensado por Deus para reinar o amor, para que o amor amadureça e se torne cada vez mais profundo, mais perfeito, até chegar a ser muito parecido com o amor de Deus.

Paremos para pensar:
  • como está a minha família?
  • Sinto uma alegria imensa quando é hora de voltar para casa?
  • O ambiente na minha casa é sereno, acolhedor?
  • O amor de uns pelos outros se nota no dia a dia?
  • Há harmonia?
  • O convívio é alegre, divertido?

Gostaria de sugerir alguns pontos para que o ambiente vá se tornando cada vez melhor:

a) pedir ajuda a Deus

Esse é o primeiro ponto. Sem a ajuda de Deus, fica bastante difícil superar algumas dificuldades no ambiente familiar.

Deus quer reinar em todas as famílias! Abramos a porta a Ele e tudo se tornará mais fácil!

b) não perder a admiração por cada um dos membros da família

Como vocês já devem ter percebido, é muito mais fácil admirar uma pessoa de fora da família do que da própria família. Isso é assim porque nós vemos claramente os defeitos daqueles que são da nossa família, e por vezes a sua repetição. A consequência imediata é perder a admiração por eles.

E aqui entra um desafio fundamental: o amor verdadeiro é aquele que se trava com uma pessoa real, verdadeira, isto é, com uma pessoa que tem qualidades e defeitos.

A admiração por uma pessoa de fora da família é irreal, idealizada, pois admiramos uma pessoa que conhecemos pouco, e cujos defeitos pouco vemos, pois ela não vive conosco.

O desafio fundamental para todos nós é amar as pessoas com qualidades, mas também com defeitos. O desafio fundamental para que o ambiente familiar seja extraordinário é não perder a admiração pelas pessoas da nossa família. A perda da admiração pelos familiares é o que destrói o ambiente familiar!

Como não perder a admiração pelos nossos familiares? Deixando de olhar tanto para os defeitos e olhando mais para as qualidades. Costumo dizer que todos nós temos oitenta por cento de qualidades e vinte por cento de defeitos. Se quiser ficar olhando para esses vinte por cento ruins das pessoas, posso fazê-lo, no entanto, vou achar que essa é a realidade, o que não é verdade! Todas as pessoas têm muitas coisas boas. Mais ainda: muito mais coisas boas do que ruins.

Eis um grande desafio: não perder a admiração por nenhum familiar! E mais: resgatar a admiração por cada uma das pessoas da minha família! Comecemos por esses dois pontos e o ambiente se tornará mais leve.

Começaremos a respirar ar puro: o ar do amor a Deus.

Desconheço autor
(quem souber, por favor, informe
para o devido crédito)

Enviado por Edson Franco
Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.










Um comentário:

  1. Olá Marcelo!
    Parabéns pela escolha desta postagem. Família é como um diamante e cada membro é lapidado de uma forma. Mas todos são de grande valor.
    Abraços.
    Convido para que leia e comente “RIDE THE LIGHTNING” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...