sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que fazer em caso de terremotos - O Triângulo da Vida




Demonstração real do Triângulo da Vida


Se você está dentro de automóvel, saia e sente-se ou encoste-se ao seu lado. Qualquer coisa que cair sobre o carro, sempre deixará um espaço vazio ao seu lado.





Quando um prédio cai, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis, porém restará um espaço vazio ao lado deles.
ESTE É O TRIÂNGULO DA VIDA.
Quanto maior é o objeto, quanto mais pesado e forte, menos ele irá se compactar.

Se você está em casa e não houver tempo de sair, faça o seguinte:



NUNCA 


NUNCA FAÇA ISTO SE VOCÊ ESTÁ A ALGUNS METROS DE UMA PORTA DE SAÍDA 

DICAS:

1) Qualquer pessoa que tenta conseguir abrigo ou algo assim, quando o edifício colapsa, é esmagado. Sempre que as pessoas são colocadas em objetos, como mesas ou carros, são sempre esmagadas. Não faça isso e siga algumas das instruções que se seguem.

2) Gatos, cães e bebês muitas vezes, naturalmente, se enrolam em posição fetal. Você também deve fazer o mesmo em um terremoto. É um instinto natural de sobrevivência. Você pode sobreviver em um pequeno buraco perto de um sofá, perto de qualquer objeto grande que irá comprimir um pouco, mas deixar uma lacuna em ambos os lados.

3) Prédios de madeira são os mais seguros tipo de construção para estar durante um terremoto. Por uma razão simples: a madeira é flexível e se move com a força de um terremoto. Se o edifício colapsa, grandes espaços vazios de sobrevivência são criadas. Mesmo uma construção de madeira tem menos peso do que o da queda de tijolos. Prédios de tijolos vão quebrar em pedaços pequenos. Tijolos irão causar muitos danos, mas causarão menos ferimentos do que se fossem placas de concreto.

4) Se você está na cama à noite e um terremoto ocorre, simplesmente role para fora da cama. Um vazio seguro vai existir ao redor da cama. Os hotéis têm o maior número de sobreviventes, colocando atrás da porta uma placa que diz especificamente para que os ocupantes, no caso de terremoto, se deitarem ao lado da cama durante o terremoto.

5) Se um terremoto acontece enquanto assiste TV e não se pode facilmente sair de uma porta ou janela, deitar em posição fetal ao lado de um sofá, cadeira ou mobiliário muito grande.

6) Qualquer pessoa que fica sob uma porta quando ocorre o colapso de edifícios é morto. Por quê? Porque se você ficar sob a moldura da porta e o batente da porta cede e se move para frente ou para trás, você pode morrer esmagado pelo teto. Se a moldura da porta cai para um lado, o batente vai cortá-lo ao meio com seu peso. Em ambos os casos você vai morrer, por isso, não fique sob uma porta.

7) Tente o máximo possível para não descer escadas. Elas têm "momento da frequência" diferente e movem de forma diferente do que o resto do edifício. As escadas e o resto do edifício batem um no outro até que as escadas se desprendem. As pessoas que estão nas escadas, antes de serem desprendidas, podem ser mutiladas. Mesmo que o edifício não entre em colapso, ficar longe de escadas. As escadas são a parte mais facilmente danificada em um edifício. Mesmo que as escadas não caiam durante o terremoto, elas podem cair depois, pela sobrecarga das pessoas tentando escapar. Devem sempre ser inspecionadas para a segurança, mesmo quando o resto do edifício não é danificado.

8) Fique perto das paredes exteriores dos edifícios ou bem longe delas, sempre que possível. É muito melhor estar fora de um edifício do que dentro dele. Quanto mais para dentro do perímetro do edifício é mais provável que a sua saída se encontre bloqueada.

9) Se você estiver dentro de um carro, saia dele e sente ou deite ao lado dele. O que quer que está caindo sobre o carro, sempre deixa um espaço vazio nas laterais.

10) Quando entrei em edifícios desmoronados, com grandes quantidades de papel ou jornal, descobri que o papel não se compacta. Existem grandes espaços vazios ao lado de pilhas de jornais.

Doug Copp
Chefe de Equipe Internacional de Resgate Americano (ARTI)

Condensado do artigo escrito por Doug Copp
"Triângulo da Vida"
O que fazer em caso de um terremoto!

fonte: 
Música:
Only One
Tribute to Japan's victims

MusicPlaylist

Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...