TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

12 Dicas para evitar o desperdício de água


A ONU decretou que 2013 será o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Hoje 40% da população global vive em situação de stress hídrico, ou seja, vive com menos do mínimo recomendado pela ONU. Por isso reveja seu consumo de água e saiba como evitar o desperdício.

O Brasil possuí uma grande bacia hidrográfica, só que apenas 8% da população mora nessa região de maior concentração de água doce, que é a região Norte do país. O restante da população se concentra distante dessa região, como consequência disso a água se torna escassa e cara. Não dá para transportar toda água da região Norte para a região sudeste, por exemplo, onde há maior concentração da população.

Embora nosso planeta seja feito na maior parte de água essa água, dos oceanos e mares, não é própria para o consumo humano por isso não desperdice esse bem precioso.

Lia Roncalli    

1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.

2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.

3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.

4. Lembre que você não usa apenas a água que é consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menor e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.

5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.

6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.

7. Cuidado com o tempo que fica no banho.

8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.

9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.

10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.

11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.

12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.

fonte:
Aperte Play para ouvir:
Planeta Água

Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.






Um comentário:

  1. Tenho todo cuidado em evitar desperdício... o que me empalidece são os descuidados ‘º~º Marcelo, a propósito, aceite meu convite e venha ver o texto de número 292 de minha literatura amadora. >>> HEMATÓFAGO no http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...