TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A felicidade e a nova civilização


Nações Unidas Apontam a Ética Como
Fundamental Para o Desenvolvimento Humano

Joaquim Soares

Capa do Relatório Mundial da Felicidade - 2013,
no âmbito das Nações Unidas
Um olhar atento sobre o mundo permite perceber aspectos cada vez mais nítidos da grande transição planetária.

Todo verdadeiro processo de renovação ocorre em primeiro lugar na consciência de um punhado de indivíduos para depois se propagar por um número considerável de cidadãos, até provocar uma mudança cultural profunda.

O movimento teosófico abriu caminho para o surgimento de uma união fraterna dos povos. Isso conduziu, entre outros impulsos, à criação das Nações Unidas.

A ONU tem contribuído de forma ativa e crescente para a promoção, no mundo, dos princípios teosóficos da cooperação, do respeito pela vida, da paz, e da felicidade como meta central do ser humano.

No âmbito das Nações Unidas, a Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e o Instituto da Terra (Earth Institute) têm publicado, desde 2012, o “Relatório Mundial da Felicidade” (World Happiness Report).

O relatório de 2013 [1], publicado recentemente sob os auspícios do Secretário Geral da ONU, chama a atenção dos agentes políticos para o fato de que o bem-estar e a felicidade devem ser a meta do desenvolvimento econômico e social.

Esta perspectiva representa um novo patamar de civilização. O nível de desenvolvimento de uma nação começa a deixar de ser medido como até aqui, isto é, pela produção de riqueza e consumo de bens materiais, e está gradualmente começando a ser medido através do grau de felicidade dos seus cidadãos.

O professor Jeffrey D. Sachs, conselheiro especial do Secretário Geral da ONU e diretor do Instituto da Terra e do SDSN, refere:

“Existe agora uma crescente exigência mundial para que a política seja mais rigorosamente alinhada com aquilo que verdadeiramente importa para as pessoas na forma como elas próprias caracterizam o seu bem-estar. Mais e mais líderes mundiais estão falando sobre a importância do bem-estar como um guia para as suas nações e para o mundo.” [2]

O relatório demonstra que a felicidade, tal como medida pelos próprios cidadãos, tem aumentado em alguns países e diminuído noutros. É mencionado também que, “para os agentes políticos, a questão principal é aquilo que afeta a felicidade.”

Os peritos consideram no relatório que a saúde mental é o fator mais importante para avaliar o grau de felicidade de uma pessoa. Fatores como ansiedade, depressão e psicoses apresentam-se como os que mais diminuem a felicidade.

O “Relatório Mundial da Felicidade” de 2013 aponta ao mesmo tempo para os efeitos da felicidade, tais como o aumento da saúde, da longevidade, da criatividade e da capacidade de os indivíduos serem mais compassivos.

Um dos pontos centrais deste relatório é o capítulo intitulado “Restaurando a Ética Virtuosa na Procura da Felicidade”. Um dos sub-capítulos analisa a importância de resgatar a ética universal presente nas filosofias e tradições antigas, a importância do compromisso com a simplicidade voluntária, com a honestidade, e com a disciplina, como elementos essenciais para a felicidade individual e coletiva.

Existe uma percepção cada vez maior, por parte de investigadores, líderes políticos e ativistas sociais, da necessidade de um renascimento da ética como fator decisivo no processo de regeneração planetária, e como base para uma felicidade profunda.

A Teosofia ensina que a felicidade verdadeira e duradoura é resultado da capacidade de agir, sentir e pensar corretamente. [3]

NOTAS:

[1] Ver o “Relatório Mundial da Felicidade” (World Happiness Report) 2013 em http://unsdsn.org/

[2] Ler em http://unsdsn.org/

[3] Leia “Para Alcançar a Felicidade - Uma Seleção de Textos Sobre a Eliminação das Causas do Sofrimento”, de Carlos Cardoso Aveline, que pode ser encontrado na “Lista de Textos por Ordem Alfabética”  do website www.FilosofiaEsoterica.com

fonte:

Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...