TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

segunda-feira, 31 de março de 2014

Otimismo todo dia - 31 de março




Use, hoje, estes pensamentos:

NÃO QUERO TER O MEU NOME ESCRITO NO LIVRO DOS INÚTEIS, DOS FRACASSADOS. VOU DEIXAR O MEU NOME ESCRITO ENTRE OS QUE SOUBERAM LUTAR, TRABALHAR E CHEGAR AO FINAL DOS SEUS PROJETOS, METAS E ASPIRAÇÕES VESTIDOS DE LUZ, MARAVILHADOS COM O TANTO QUE PODIAM FAZER E FIZERAM. JAMAIS ME FIXAREI EM PENSAMENTOS BAIXOS, DANOSOS.

Notas Sobre o Caminho da Liberdade


Como Focar a Mente no Que Há de Melhor

Certo dia, chegando em uma escola para participar de encontro de meia centena de educadores, me deparei com o desânimo e a indiferença de alguns que estavam presentes.  É certo que diariamente alunos encontram nas salas de aula profissionais com esse nível de energia. Este tipo de atmosfera compromete o campo da boa vontade, da criatividade e do ensino-aprendizagem.

domingo, 30 de março de 2014

Otimismo todo dia - 30 de março



Dentro de você estão capacidades, qualidades e sentimentos em maior número do que possa imaginar, mas frequentemente enfraquecidos por falta de uso.

Quando tocar nessas forças internas, exercitá-las e amá-las, elas se agitarão, se levantarão e farão de você uma nova pessoa; descobrirá em você os remédios para todos os males.

O Olho de Hórus




Este documentário tão antigo quanto impressionante mostra a história de uma suposta organização sacerdotal hermética, pertencentes à escola de mistérios conhecida como Olho de Hórus. Esta escola teria sido responsável pela orientação espiritual e a direção dos destinos do povo egípcio durante milhares de anos.

Seu objetivo principal teria sido o de promover a elevação do nível de consciência daquele povo através, principalmente, da construção de diversos templos sagrados ao longo das margens do rio Nilo. Além disso, tais sacerdotes eram os zelosos guardiões da sabedoria acumulada desde tempos imemoriais, quando ainda existia o continente perdido da Atlântida.

sábado, 29 de março de 2014

Orai e Vigiai



"Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo." 
                               - Jesus. (MARCOS, 13:33)

Marcos registra determinada fórmula de vigilância que revela a nossa necessidade de mobilizar todos os recursos de reflexão e análise.

Muitas vezes, referimo-nos ao "orai e vigiai", sem meditar-lhe a complexidade e a extensão.

Otimismo todo dia - 29 de março



Pelo que se dizia, ele era um homem auto-suficiente, sabia se sair bem de qualquer situação; progressista e responsável, distribuía otimismo.

Mas, um dia, quando a sua casa comercial pegou fogo, tudo desandou. Perdeu o controle, veio a tempestade interior, a raiva e o desespero. Na verdade, nem parecia o mesmo...

A que distância?


Milhares de pessoas podem viver de modo confortável, e até muito satisfeitas, tendo a teosofia como sua propriedade mental. Mas a aplicação diária e a cada momento da teosofia, a sua divulgação segundo as Linhas Estabelecidas por Aqueles que a criaram, preservaram e regeneraram, significa avançar por um caminho no qual ninguém conseguiria ingressar ou perseverar, se não fosse por esses Amigos e Professores de tempos antigos e de tempos futuros.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Otimismo todo dia - 28 de março


Se você sofre pensando que o seu problema terá desfecho desfavorável, equilibre os pensamentos e acabe com o temor.

A vida trabalha a seu benefício.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Otimismo todo dia - 27 de março


Os pensamentos se tornam fortes pela repetição. Cada vez que se faz um, em sequência a outro da mesma natureza, há um acréscimo de intensidade tendente à realização.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ser e Ter


                                                                                                                       
As pessoas, em geral, apegam-se excessivamente, diria que obsessivamente, às coisas.

Os objetos desse apego são múltiplos: um carro, uma casa, um barco, um livro e principalmente o que lhes possibilita adquirir todos esses bens: o dinheiro. Mais da metade do tempo de nossa vida gastamos na tentativa de conseguir essas coisas todas.

Otimismo todo dia - 26 de março




Dirija melhor a vida.

Pense assim: Minha vida não pode ser apenas fadiga, insatisfação, doença. Se aceitar que tudo acaba em nada, terei deixado o desânimo entrar e fazer estrago. Se estou no mundo é porque tenho chances de progredir.

Para Quem é a Teosofia?




É preciso que haja uma mente aberta,  um coração puro, um intelecto ardente, uma clara percepção espiritual, antes que haja qualquer esperança para nós.

Enquanto nós estivermos centrados em nós mesmos, enquanto estivermos satisfeitos com o que sabemos e com o que temos, esta grande mensagem [a filosofia teosófica] não será para nós.

terça-feira, 25 de março de 2014

Otimismo todo dia - 25 de março



Os outros são como você.

Se lhes der atenção e um sorriso sincero, leva-os a assim agirem com você, devolvendo o que receberam.

Os pensamentos e ações de amor geram amor, a paz gera a paz e o ódio gera o ódio. Se você tratar bem a esposa, o chefe, o amigo, o colega, eles deixarão de ser rudes ou indiferentes.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Otimismo todo dia - 24 de março



Ao filho, que se dera a gastar os bens da herança paterna, dizia a mãe:

- Meu filho, não gastes o que teu pai deixou. Vai te fazer falta.

Tendo morrido a mãe e gasto tudo, viu-se só e, em meio ao sofrimento e à fome, bradou:

- Meu Deus, abre-me uma porta!

Otimismo todo dia - 23 de março



O seu mundo interno exige cuidados e atenções.

Não é qualquer ideia, qualquer palavra ou ação que você deve adotar.

Venenos como o pessimismo, a descrença em si e o mal, se ingeridos, provocam indisposição no mundo interno e são jogados fora, mais cedo ou mais tarde, até mesmo com dor.

domingo, 23 de março de 2014

Tudo ou Nada



O grande professor indiano Nisargadatta Maharaj disse uma vez: “A sabedoria me diz que não sou nada. O amor me diz que sou tudo. Entre os dois, minha vida flui”. “Não sou nada” não significa que há uma árida terra de ninguém interior. Mas sim que, com estado desperto, estamos abertos para um espaço limpo, desimpedido, sem centro ou periferia — em nada separado.

sábado, 22 de março de 2014

Ouvir estrelas



O poeta e jornalista Olavo Bilac, a quem devemos os emocionantes versos do Hino à bandeira brasileira, escreveu inspiradamente:

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso" e eu vos direi, no entanto, que, para ouvi-las muita vez desperto e abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda noite, enquanto a Via Láctea, como um pálio aberto, cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto, inda as procuro pelo céu deserto.

sexta-feira, 21 de março de 2014

O respeito pelo Eu Inferior



Na Índia antiga, o guerreiro
Rajput jurava por sua espada e seu escudo

Não basta adotar ideias corretas.

É preciso observar como nos relacionamos com elas. Uma visão superficial ou mecânica de conceitos filosóficos corretos é mais do que suficiente para provocar desastres ao longo do caminho.

quinta-feira, 20 de março de 2014

O relacionamento sagrado



“Descansa em Mim tua mente, ó príncipe!
E satura toda a tua mente de Meu Ser, e ao deixares esta vida, morrerás certamente em Mim.”
                                     Bhagavad Gita, cap. XII, v. 8



Assim se expressou o Avatar Krishna certa vez a Arjuna. Com estas palavras, Krishna revelava ao seu discípulo mais íntimo a ciência sagrada da União com Deus, ou seja, a integração da mente individual (jivátma) com a Mente Universal do Pai/Mãe Amantíssimo (Paramátma).

quarta-feira, 19 de março de 2014

No reino da palavra



Não grite.

Conserve a calma.

Use a imaginação sem excesso.

Fale com inteligência, sem exibição de cultura.

Responda serenamente em toda questão difícil.

Evite a maledicência.

Diferentes canções de um mesmo cantor


Cada ser é uma canção de Deus: única, individual, incomparável, que não se repete, mas, ainda assim, vinda da mesma fonte.

Cada canção tem sua própria fragrância, sua própria beleza, sua própria música, sua própria melodia, mas o cantor é o mesmo.

Todos nós somos diferentes canções de um mesmo cantor, diferentes gestos de um mesmo dançarino.

Começar a sentir isso é meditação...

terça-feira, 18 de março de 2014

Serviço e Perdão



"Sofres constantes vicissitudes e suspiras por melhorar." – inicia Emmanuel.

A vida nos traz expectativas e decepções.

Sabe aquele amigo tão querido? Mostrou agora as mãos cheias de pedras, virou a cara e ainda deixou nosso peito em chamas, lembra disso? Mas continuemos agindo como se nada tivesse ocorrido, retribuindo tudo, cada pequena coisa, com nossa bondade de sempre.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Não aposentes o teu sorriso



Por que te afirmas tantas vezes incapaz de auxiliar?

Em verdade, imenso é o mar das necessidades humanas.

Entretanto, muito maior é a fonte da Providência Divina, junto da qual todos podemos doar algo, em favor de alguém.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...