domingo, 1 de maio de 2011

Florais em geral e os Florais de Bach


As Essências Florais são um convite da natureza
à boa saúde, ao bem estar emocional,
mental, físico e espiritual

Terapia Floral oferece, através do uso das essências florais, um cuidado integral ao homem, possibilitando uma maior harmonia interior e o equilíbrio de suas forças emocionais e mentais, facilitando a promoção da saúde.

Os florais são preparados líquidos, naturais, artesanais, geralmente de infusões solares de flores silvestres ou do campo.

Quando usamos uma essência floral, somos inundados pelas forças etéricas (qualidades) da flor e que eram por ela irradiadas, numa grande profusão de beleza e vitalidade, no momento em que foi preparada a essência floral, e assim, quando estamos em contato com a excelência das belas energias da Natureza, nosso padrão vibratório eleva-se.

Podemos dizer que as essências florais nutrem a alma, fortalecendo a vontade espiritual e estabelecendo um novo centro ou eixo de equilíbrio na relação alma e personalidade, e é quando sentimos que somos mais aptos para usar ou desenvolver talentos, dons, potenciais e virtudes que estavam inoperantes ou adormecidos em nossa essência espiritual, trazendo-os para nossa vivência diária.

* OS FLORAIS de BACH*

Dr. Edward Bach nasceu na Inglaterra em 1886. Era Bacharel em Medicina, Cirurgia, membro da Academia Real de Cirurgiões, licenciado pela Academia Real de Médicos e diplomado em Saúde Pública.

Entre 1930 e 1936 ele descobriu, aperfeiçoou e aplicou um sistema sofisticado de cura preparado com plantas silvestres, flores e árvores do campo, hoje conhecido como Remédios Florais do Dr. Bach ou Florais de Bach.

Os Florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa, ao invés de tratar as doenças físicas. À medida que aumenta a vitalidade do paciente, surgem dentro dele os meios para sua recuperação.

Os Florais de Bach são de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.

Segundo o próprio Dr. Bach:

"As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição. Tais defeitos é que constituem a verdadeira doença, e a continuidade desses defeitos, se persistirmos neles, é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidade.”


COMO SABER QUAL FLORAL USAR

Para indicar os florais não é preciso formação médica ou psicológica, já que não é necessária receita para adquiri-los.

Você pode:

_ consultar um terapeuta de Florais;

_ outro método é responder um questionário - o próprio interessado ou alguém que o conheça bem, afim de orientar o terapeuta na escolha dos florais; de posse do questionário e identificado o problema, o paciente poderá então ser medicado. Não é necessária receita para adquiri-los.


De preferência, escolher até no máximo 5 ou 6 essências florais de cada vez.


Geralmente a dose recomendada é de 4 gotas, 4 vezes ao dia (ao despertar, ao deitar e mais duas vezes durante o dia), que podem ser tomadas diretamente abaixo da língua ou em um pouco de água, leite ou no que for mais conveniente.

Em casos urgentes, pode ser usado a cada 10 minutos, espaçando-se este intervalo conforme a melhora.

Terapia Floral não substitui de forma alguma a orientação médica e/ou psicológica.

Os Florais são produtos muito eficientes e sem nenhum efeito colateral. Sua forma de ação se dá em planos energéticos sutis e não no corpo ou na mente. Como todos os florais têm algum efeito benéfico, mesmo uma falha de indicação não poderá causar mal algum.

* Um pouco da História dos Florais *

Por décadas, os Florias de Bach reinaram absolutos no mundo, até que pessoas de diversos países continuaram os trabalhos do Dr.Bach.

Com base nos fundamentos da nova medicina de Dr. Edward Bach, com o passar dos anos, foram criados vários outros sistemas de florais no mundo todo, como: os Californianos, do Deserto, Franceses, do Alaska, Australianos, do Pacífico, da Holanda, Perelandra, Pegasus, Havaí, Andinos, de Raff, Rain Forest, Himalaia, do Brasil, de Minas, de Gaia, de Agnes, de Saint Germain e muitos outros.

Década de 70

_Florais da Califórnia por Richard Katz e a Patrícia Kaminski - estado da Califórnia (E.U.A.)

Década de 80

_Florais Australianos por Vasudeva Barnao e Kadambii; também o Bush Australian de Ian Witte. (Austrália)
_ Florais do Alasca Steve Jonson (E.U.A.)
_ Florais do Pacífico_Sabina Pettitt (costa oeste dos E.U.A.)
_Florais Franceses de Philippe Deroid (primeiro a criar um jardim próprio para estudas os Florais)

À partir daí, dezenas de trabalhos e pesquisas se seguiram:

_Florais do Deserto - Cyntia Athina Kemp(E.U.A.)
_Florais de Aloha_Havai de Penny Medeiros;
_Florais da Holanda - Bram Zaalberg
_Florais do Himalaia de Atul e Rupa Shah
_Florais de Haff - Argentina de Jorge Luis Haff
_Florais da Amazônia
_Venezuela de Andréas Korte
_Florais de Findhorn
_Escócia de Marion Leigh

No Brasil alguns dos Florais mais conhecidos e usados, dentre dezenas de outros:

_Florais de Minas (dec de 80) foram pioneiros, por Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques;
_Florais brasileiros, agora SISTEMA DE FLORAIS JOEL ALEIXO (SP)
_Florais de Saint Germain, criados por Neide Margonari (SP)
_Florais Filhos de Gaia, de Maria Grillo
_Florais do Agreste, Ferdinand Röhr
_Florais da Mata Atlântica, Sandra Epstein;
_Florais da Mantiqueira, Fabian e Kátia Cubakovic
_Florais da Deusa, Rosicler Inês Barbiero de Vargas (Florianópolis, SC, 2000)

Para nós, devido ao nosso clima e à nossa estrutura emocional, depois dos Florais de Bach, os Sistemas Brasileiros de Florais parecem ser os mais eficazes e agirem com mais rapidez, tendo em vista também que para sua fabricação são utilizadas flores nativas do Brasil.

Fonte: Geni Mafra Souza em magiadailha.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...