TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

domingo, 1 de maio de 2011

Relaxe a tensão muscular




Para descansar eficientemente é necessário saber como relaxar a tensão muscular. Um método eficaz é praticado pensando generosamente. Se alguém não o tratou “direito”, pense alguma coisa generosa com referência a esse alguém, e veja como se sente tranqüilo. Pensamentos ressentidos, de má vontade, tornam-no tenso. Pensamentos generosos relaxam todo o seu mecanismo nervoso.

1 - Quando deitado na cama, passe alguns momentos fechando e abrindo as mãos. Dobre os punhos e faça movimentos circulares com eles. Para relaxar um membro físico é necessário primeiro exercitá-lo. As mãos e os antebraços são centros de tensão.

2 - Erga até os ombros seus punhos fechados, estenda os braços para fora, e faça movimentos circulares com os ombros.

3 - Levante os braços e deixe-os tombar inertes a seu lado, como se não tivesse controle muscular sobre eles. Quanto mais inertes puder fazê-los, mais realmente relaxados eles se irão tornando.

4 - Sem mover as pernas, estenda seus artelhos na direção de sua cabeça, o mais que puder, depois estenda-os o mais que conseguir para o lado contrário. Isto exercita os músculos da parte baixa das pernas.

5 - Traga um joelho o mais próximo possível de seu peito, e então estenda-o inteiramente, fazendo o mesmo com o outro joelho. Repita isso várias vezes. Exercite os músculos abdominais sentando-se e tornando a deitar-se muitas vezes seguidas. Use o menos possível as mãos nesses movimentos para erguer o corpo.

6 - Sempre reclinado, levante sua cabeça do travesseiro tanto quanto possível, e deixe que ela tombe para trás, inerte. Faça isso várias vezes. Deixe uma perna pendurar-se livremente para fora da cama, pensando nela como presa por gonzos ao corpo. Repita o movimento com a outra perna.

7 - Sempre deitado, respire profundamente, inspirando e expirando várias vezes. Uma respiração profunda tende a contrair o diafragma, e quando rapidamente expelida ajuda a aliviar a tensão.

8 - Depois de completar esses exercícios, fique deitado tranqüilamente, deixando que sua mente percorra cada membro de seu corpo, pensando nesses lugares como cada vez mais relaxados em sua tensão. Isso a níveis mais intensos de afrouxamento muscular.

9 - Finalmente, pense em alguma cena muito repousante: colinas envolvidas em névoa azulada; um pássaro cantando; o distante, remoto apito de um trem entre as colinas; luar suave cobrindo um prado alvacento; a amorosa e eterna face de Deus.

Essas sugestões para afrouxamento da tensão podem ser praticadas a intervalos durante o dia ou antes de se deitar, à noite. Centenas de pessoas consideraram-nas eficazes na obtenção de um estado de tranqüilidade e repouso.

Mikao Usui

Um comentário:

  1. Estes exercícios são eficazes. Eu faço uma boa parte deles. Aprendi, com este tema, outros exercícios e passarei a fazê-los também para melhorar o relaxamento.
    Ótimo tema. Nem todos sabem que é preciso contrair para relaxar melhor e ter, com isto, uma boa noite de sono.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...