TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Arrependimento e Ação




       
Dentre as emoções mais amargas sentidas pelos seres humanos está o arrependimento.

Ele chega tardiamente, embrulhado em sombras, trazendo o amargo do fel.

Insinua-se como tóxico penetrante, quando não irrompe desgovernado, produzindo desastre...

Nunca antecipa sua presença mas, quando chega, mata a esperança, subjuga a coragem e vence a resistência.

É útil para despertar a consciência e desastroso para a convivência demorada, porque destrói a vida.
Assim, o arrependimento deve ser aproveitado, pela alma que o sente, para elevar-se acima da sua influência perniciosa.

Quando a luz do arrependimento se acende na consciência culpada, esta visualiza, com nitidez, os desatinos cometidos e se julga irremissivelmente perdida.

Mas o arrependimento, ao contrário do que se pensa, é bênção que enseja ao arrependido maturidade e convite à reparação.

É a porta que se abre para que a alma equivocada busque o acerto e se renove para Deus.

Assim, se o arrependimento nos visita, não façamos dele motivo para o desalento.

O agricultor desavisado, que semeia espinhos ao invés de boas sementes, ou desleixado, que permite o alastramento das ervas daninhas, quando se dá conta de que sua lavoura corre perigo, não pode ficar se lamentando, de braços cruzados.

Ao contrário, deve agir rapidamente para recuperar o tempo perdido.

Começa por arrancar os espinheiros e limpar o eito. Depois é tempo de preparar o solo e lançar sementes que produzam bons frutos.

Jesus, profundo conhecedor dos mapas que norteiam a intimidade dos seres, ensinou-nos como proceder quando visitados pelo arrependimento: Tomar do arado, e não olhar para trás.

Um exemplo célebre na História do Cristianismo é o de Maria de Magdala.

Mulher jovem e bonita, se comprazia nos prazeres efêmeros e vazios. Mas, quando vislumbrou uma proposta de felicidade efetiva, refez as metas, fortaleceu os ânimos e seguiu com coragem.

Não ficou isenta das consequências dos atos pretéritos, mas não vacilou ante o campo que o Mestre lhe ofereceu para ser joeirado.

O profeta Ezequiel escreve, no Antigo Testamento, que o desejo do Criador não é a morte do ímpio, mas a eliminação da impiedade.

Mas para que haja a eliminação da impiedade é preciso que o ímpio caia em si, qual filho pródigo e volte-se para o Pai.

Assim, se o arrependimento bater nas portas da nossa consciência, acolhamo-lo com a tranquilidade de quem reconhece que se equivocou, mas que deseja, sinceramente, refazer a lição com acerto.
Para evitar arrependimentos futuros convém que façamos, no momento presente, o melhor que estiver ao nosso alcance.

A consciência é guia seguro para nortear nossas atitudes, uma vez que nela estão inscritas as Leis Divinas.

Pensemos nisso!
Autor:
Redação do Momento Espírita
Capítulo do Livro Heranças de Amor, espírito Eros,
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal


Música:
The Autumn Leaves
Se você gostou, indique para os seus amigos e... Volte Sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...