TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

domingo, 29 de março de 2015

A Casa Vazia



Um homem procurou um grande mestre para lhe fazer uma pergunta, visando melhorar a si mesmo. Ele disse:

– Mestre, gostaria de me tornar uma pessoa equilibrada, que não se abala com coisa alguma. O que posso fazer para atingir esse estado em que nada me abala?

O mestre respondeu:

– Antes de te responder, quero te pedir uma coisa. Vá até a minha casa, que fica no alto dessa montanha, pegue tudo o que estiver dentro dela, e traga para cá.

O homem não entendeu o pedido do mestre, mas fez o que ele pediu. Subiu no alto da montanha e entrou na casa do mestre.

Assim que cruzou a porta de entrada, viu que a residência do mestre estava totalmente vazia. Não haviam móveis, roupas, artigos de limpeza, de higiene, livros, nem coisa alguma. Havia apenas o espaço vazio.

O homem então desceu a montanha e foi falar com o mestre, dizendo:

– Senhor, fui até a sua casa, mas não havia nada lá dentro. Por isso não pude retirar nada de sua casa, como me pediu. Mas não entendo…

O mestre disse:

– Preste atenção: Assim é o homem equilibrado, que não se abala com nada. Ele não deve possuir coisa alguma que possa lhe ser retirado, suprimido, roubado ou destruído pelos homens ou pelo tempo. O homem equilibrado não deve se identificar com coisa alguma, pois no momento em que se identifica, ele passa a pertencer àquilo, e isso pode lhe ser tirado. Se ele se identifica como um homem de negócios, ele pode deixar de ser; se ele se identifica com sua riqueza, pode perder sua fortuna; se ele se identifica com sua intelectualidade, pode ficar velho e esquecer tudo o que aprendeu; se ele se enxerga como um homem bom, pode sofrer quando cometer um erro e descobrir que não era tão bom como se julgava. Mas o homem que não se identifica com coisa alguma, apenas com Deus, ele é vazio de identidades, tal como a casa vazia onde nada pode ser tirado ou destruído. Da mesma forma que não se pode roubar uma casa que nada contém, ninguém pode desequilibrar ou abalar um homem que com nada se identifica. Ninguém pode tirar a paz de alguém cuja paz em coisa alguma se sustenta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...